Por dentro do TCC #03 – Datas Definidas

Em reunião com os representantes dos cinco terceiros anos, datas são definidas e a polêmica do fim da Escola Aberta é desmentida. Para coordenação agora é dar continuidade aos projetos.

Na última quinta (27/09) na sala da Coordenação Pedagógica, reuniram-se dez representantes das cinco salas de terceiro ano (3ºA, 3ºB, 3ºC, 3ºD e 3ºE) e as Coordenadoras Pedagógica e do Ensino Médio, Profª Lúcia Helena Campolim e Profª Wanir Betanho. O primeiro e mais importante tópico da discussão era a organização da Escola Aberta, após a decisão deste, seguiram se a definição das datas de apresentação e defesa da monografia do TCC.

Fim da polêmica: Em junho, após a eleição da Profª Sônia Bellini como diretora, foi definido, em reunião entre alunos e coordenadores das áreas técnicas, a decisão de não participar de uma possível “Escola Aberta”, por motivos de tempo e espaço físico, que na época, estava reduzido pelo famoso caso 3 ETECs em 1 só, pois funcionavam no mesmo prédio além do Rubens, a ETEC Sorocaba (que ainda estava sendo construída na Parada do Alto) e a extensão do Rubens (que é a sala do MEMI – Mecatrônica Integrado ao Ensino Médio). A partir disto uma possível Escola Aberta estava ameaçada, pois, apenas o Ensino Médio iria participar do evento, diminuindo o nicho de público, e as salas dos quatro prédios (Ensino Médio, Mecânica, Elétrica e Alimentos) estariam sendo usados durante o período da tarde, ou seja, o evento só poderia ocorrer pela manhã. Isto fez com que Sônia, recém empossada, tomasse a decisão de não realizar o evento.

Pequenos espaços x Grandes ideias:  Na reunião foram apresentadas sugestões de outros espaços para realizar as apresentações temáticas de cada TCC, que ficaram conhecidas por dar uma prévia do que seria apresentado a banca e fazendo com que a conscientização do público aconteça. Em um primeiro momento, a quadra, o pátio e o Galpão instalado no pátio fosse utilizado para esse fim. Tanto o 3ºC (representado por Giovana Dordetti e Marcus Oliveira) quanto as outras salas foram contra a ideia, pois os projetos de organização das salas não seriam realizados de forma completa pelo motivo de que os espaços oferecidos seriam pequenos.

Uma sala para todos: Com a impossibilidade de disponibilizar uma sala para que os cinco terceiros apresentem seus TCCs ao mesmo tempo, como acontece na Escola Aberta, e vendo que o evento não aconteceria, 3ºA e 3ºB defenderam a ideia de uma sala para todos os terceiros e que essa sala fosse dividida para que cada terceiro ano apresente seu TCC em uma semana do mês de outubro, contando a partir da semana do dia 15/10. A ideia foi aprovada tanto por Lúcia, quanto por Wanir e selou a paz entre alunos e professores, fazendo com que a reunião seguisse com mais tranquilidade. A sala onde acontecerão as apresentações será o Galpão (ou Sala 299) que está instalado no Pátio da Escola.

A rádio do 3ºE: Diferente dos outros terceiros, o 3ºE (representado por Carol Gomes e Rafaela Lopes) não usará uma sala, mas sim organizará, através do subtema “Manifestações Públicas”, uma rádio onde serão feitas a divulgação do próprio TCC deles e também dos outros trabalhos. Assim o processo de apresentação da sala será através de programas de rádio ao vivo que acontecerão no Intervalo (09h45 às 10h) e na Saída do Ensino Médio (11h40 até 12h30). Estes programas começarão uma semana antes do início dos TCCs das outras salas, ou seja, no dia 07/10.

Escola Aberta. Para os pais: Como não haverá uma Escola Aberta para a comunidade, como acontece todos os anos, as apresentações serão abertas para os pais dos alunos. É claro que o público será menor, mas o efeito de conscientização continua ativo. As apresentações acontecerão na quarta e quinta-feira de cada semana, sendo que na semana de apresentação da sala, os professores terão que acompanhar esse trabalho e serão aconselhados a não dar provas ou atividades para nota. Os dias restantes serão usados para montagem e desmontagem da sala.

A Monografia e sua defesa: Monografia, esse foi o termo utilizado pela Profª Wanir quando a discussão das datas estava acontecendo, essa Monografia é a parte escrita do TCC e tem um tempo determinado para execução e entrega, essa entrega será feita uma semana antes da sua defesa (Apresentação para a Banca Avaliadora no Salão Nobre) ou seja, na semana do dia 19/11 ao dia 23/11, a defesa acontecerá na semana seguinte, sendo que as apresentações acontecerão sempre as 10h da manhã. Veja na tabela abaixo as datas de Apresentação da Sala, Entrega e Defesa da Monografia.

Sala Semana de Apresentação Visitação da Sala Entrega da Monografia Defesa da Monografia
3ºA 22/10 a 26/10 24/10 e 25/10 21/11 26/11
3ºB 15/10 a 19/10 17/10 e 18/10 21/11 27/11
3ºC 29/10 a 01/11 30/10 e 31/10 21/11 28/11
3ºD 05/11 a 09/11 07/11 e 08/11 22/11 29/11
3ºE Rádio Rádio 23/11 30/11

Com as datas acima definidas, os cinco terceiros anos recebem agora o desafio de colocar seus projetos em prática, contando sempre com o auxílio de todos os professores. O 3ºC está com muitas ideias pra desenvolver, e nas próximas semanas você fica por dentro do TCC aqui no Blog do 3ºC.

Em tempo: Os dias 19/11 e 20/11 são Ponto Facultativo e Dia da Consciência Negra (Feriado), respectivamente.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s